"Repercussão do Acidente de Trânsito nas Políticas Públicas" abre IV Seminário Municipal de Trânsito - Unijuí

O evento é gratuito e acontece durante todo o dia no Salão de Atos do Campus Ijuí

O IV Seminário Municipal de Trânsito teve início na manhã desta quarta-feira, no Salão de Atos, com a palestra “Repercussão do Acidente de Trânsito nas Políticas Públicas”, ministrada por Dirceu Alves Junior, Diretor de Comunicação e do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da ABRAMET/SP.

O evento contou com a presença do Presidente da FIDENE e Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, o representante do Departamento Estadual de Trânsito e assessor da Presidência do DETRAN, Vitório Trovão, representando o governo do estado, Major Ordeli Savedra Gomes, a vereadora Rosane Simon, representando o poder legislativo, além da Coordenadora do SAMU, Elisa Doêring e da Coordenadora do curso de Engenharia Civil e tutora do PET Engenharia Civil, Cristina Pozzobon.

O palestrante, Dirceu Alves Junior, destacou que é preciso dar mais atenção a questão do trânsito, já que mais de 35 mil pessoas morrem em acidentes por ano no país. “Os políticos precisam enxergar os acidentes de trânsito como um problema de saúde pública”, salientou. Para ele, é preciso tomar atitudes urgentes de prevenção. “Necessidade de interferir desde a pré-escola. As crianças precisam conhecer a legislações e as resoluções, para que aos 18 anos, respeitem as leis. Além disso, é preciso qualificar os cursos de condutores, o aluno deve dirigir em condições adversas, com tempo de aulas maiores”.

O evento, que tem o apoio da UNIJUÍ, do Conselho Municipal de Prevenção de Acidentes (Comupa), PET Engenharia Civil e da Coordenadoria de Trânsito, continua às 13h30, com a mesa redonda “Desafios da Atuação Integrada”. À noite, a partir das 19h30, acontece a palestra “Acidente de trânsito: quem são os responsáveis?”.

O público alvo das palestras são gestores públicos, profissionais da segurança, saúde e educação, estudantes de Ensino Médio e universitários, profissionais de trânsito e transporte, incluindo motoboys e mototaxistas e o público em geral. A entrada no evento é gratuita e quem desejar certificado de participação deve pagar taxa de R$ 5 para emissão do documento. As inscrições podem ser realizadas no local do evento.

13h30 – Mesa Redonda: Desafios da Atuação Integrada
Palestrantes: Enfermeiro Roberto Tyska Bueno – Coordenador do Samu São Leopoldo/Novo Hamburgo, médica Luciana Zane Viegas da Silva – Samu Ijuí, Cap. Eduardo Gener – Comando do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do RS, Maj. Tomas Jacson Trindade Lopes – 12º Comando Regional de Bombeiros de Ijuí.
Mediador: Gilmar Poli

19h30 – Palestra: Acidentes de Trânsito: Quem são os responsáveis?
Palestrante: Maj. Ordelí Savedra Gomes – Casa Militar.
Mediador: Maj. Claiton Rui Portilho – 29º BPM
21h30 – Encerramento